Entenda o que é nuvem e quais são os melhores serviços

Comparação: 8 dos melhores serviços para você guardar arquivos na nuvem

Os principais serviços de armazenamento online em uma batalha para ver qual oferece mais vantagens — e também para mostrar as desvantagens de cada um
  • Fabio Jordão
  • 13/6/2014
  • 11.487 acessos

Infográfico - Comparação: 8 dos melhores serviços para você guardar arquivos na nuvem
clique na imagem para ampliar


O mundo mudou. Havia uma época em que tínhamos discos rígidos de 5 GB e carregávamos nossos documentos mais importantes em disquetes de 1,44 MB. Com o passar do tempo, chegaram HDs com muito espaço, SSDs de alta velocidade e pendrives para transportar arquivos gigantes.
Todavia, agora, o mundo converge para outro lado. Cada vez mais estamos entrando na onda do armazenamento em nuvem, com direito a backup instantâneo de informações e facilidades diversas que deixam nossa vida mais rápida e conectada. A verdade é que não são poucas empresas que estão abraçando essa novidade, sendo que temos muitas opções boas e gratuitas para salvar nossos documentos online.
Se você colocar na ponta do lápis, devem ter facilmente pelo menos uns 20 bons serviços que fazem essa ponte entre o armazenamento no seu aparelho e a nuvem. Todavia, nem todos têm os mesmos recursos, sendo que alguns são focados em um ou outro tipo de consumidor.
Pensando nisso, resolvemos comparar alguns dos serviços que julgamos serem os melhores e mais populares. Os escolhidos foram: ADrive, Amazon Cloud Drive, Box, Dropbox, Google Drive, iCloud, OneDrive e SpiderOak. Vamos ver as vantagens e desvantagens de cada um para tentar descobrir qual tem mais a oferecer a você que está buscando um serviço de armazenamento online gratuito de qualidade.

ADrive

Para começar nossa lista, temos um serviço pouco conhecido, mas que impressiona pelos recursos. O ADrive é o serviço gratuito com a maior capacidade de armazenamento do mercado. São incríveis 50 GB para você guardar tudo que quiser (ou quase tudo, pois arquivos com mais de 16 GB só podem ser guardados se você tiver uma conta paga).
O plano gratuito do ADrive também tem uma série de limitações: não dá pra transferir arquivos via FTP, o aplicativo mobile tem anúncios, não há criptografia de dados com tecnologia SSL, não é possível usar o programa para desktop (o que é uma grande desvantagem) e o recurso de colaboração online não funciona. Contudo, quem optar por uma assinatura (a mais barata custa 25 dólares por ano e oferece 100 GB de espaço) tem todas essas vantagens e muito mais: como suporte sempre disponível e múltiplas sessões.
Considerando o enorme espaço na versão gratuita — mesmo que só seja possível administrar os arquivos através do navegador ou em apps de celular com propaganda — podemos adiantar que este é um bom serviço para quem quer guardar muitas fotos. A quantidade de opções dos planos pagos também são bem interessantes.

Amazon Cloud Drive

A Amazon vem diversificando seus serviços. Ela é relativamente nova no ramo de backup online, mas a empresa tem um serviço de qualidad. O plano gratuito do Amazon Cloud Drive é um bocado limitado, mas pode ser suficiente para quem quer guardar pouca coisa.
A grande vantagem é a integração com o player de música da Amazon, ou seja, bom pra quem compra música no site deles. Entretanto, este serviço é uma péssima ideia para quem pretende compartilhar arquivos ou trabalhar com edição colaborativa. Além disso, a incompatibilidade com Windows Phone e Linux são alguns inconvenientes.

Box

O Box é um dos serviços mais confiáveis do mundo (vide a enorme quantidade de marcas apresentadas na página inicial do site), sendo uma opção bem equilibrada em termos de espaço e segurança. Novamente, assim como alguns concorrentes, a desvantagem é a incompatibilidade com o sistema Linux. Na versão gratuita do serviço, você pode guardar arquivos de no máximo 250 MB.
O plano gratuito do Box tem uma quantidade boa de espaço, mas o plano pago também não é um absurdo de caro. Uma pena que espaço máximo disponível seja de apenas 100 GB e que não haja opção para pagamento anual.

Dropbox

Um dos mais famosos serviços de armazenamento em nuvem é também um dos mais robustos. O Dropbox tem pouco espaço para armazenamento no plano gratuito, mas o usuário pode ampliar essa capacidade. A ideia da companhia é incentivar as pessoas a compartilherem o serviço (a cada convite enviado, você ganha mais 500 MB, podendo aumentar mais 16 GB em sua conta) e usem o compartilhamento de fotos (que dá mais 3 GB).
O Dropbox é compatível com muitos sistemas e facilita o trabalho em equipe. As únicas desvantagens mesmo é a falta de ferramentas para edição direta dos documentos (apesar de que o programa sincronizar quaisquer arquivos editados) e a impossibilidade de usar um app oficial no Windows Phone. Os preços dos planos pagos não são absurdos, mas tem muitos concorrentes melhores nesse sentido.

Google Drive

O produto da Google vem instalado em quase todos os Androids e Chromebooks, sendo uma opção fácil para quem já usa outros serviços da companhia. O Google Drive tem um espaço de armazenamento considerável, sincroniza fotos automaticamente, tem funções rápidas para compartilhar arquivos e tem uma ferramenta para edição de documentos (textos, planilhas e apresentações).
Quem fica na desvantagem são os usuários do Windows Phone e Linux, mas os demais sistemas são atendidos. O sistema de segurança da Google é muito bom. Os preços dos planos pagos são imbatíveis, sendo o serviço mais recomendado para quem precisa de 1 TB de armazenamento na nuvem.

iCloud

O serviço da Apple é exclusivo para os usuários de produtos da Apple (sim, não tem como usar sem linkar a conta com um dispositivo com o iOS ou o Mac OS X). Apesar de ser compatível com o sistema Windows, ele não tem grande serventia na plataforma da Microsoft. Todavia, os adeptos do iPhone e do iPad podem se beneficiar das tantas facilidades do iCloud.
O produto da Apple salva quase todas as suas informações na nuvem. Sejam os contatos, a agenda, o calendário, as fotografias ou quaisquer outros documentos, tudo está devidamente seguro nos servidores da Maçã. O problema é que todas essas informações consomem um bocado de espaço e você acaba tendo que pagar por mais espaço se quiser guardar muitos arquivos.

OneDrive

A Microsoft caprichou para entrar na briga dos backups na nuvem. O OneDrive é um dos produtos mais completos e compensadores para quem busca uma solução gratuita. Você consegue até 15 GB para guardar documentos, tem a opção de sincronizar fotos, pode compartilhar arquivos diversos e editar tudo com o Microsoft Office.
A segurança do OneDrive é reforçada, sendo que a única desvantagem é a incompatibilidade com o sistema Linux. Os preços dos planos pagos não são os melhores, mas é uma opção a ser considerada por quem utiliza a suíte de edição da empresa.

SpiderOak

Para finalizar, temos um serviço que não é tão conhecido por aqui, mas que se destaca pelo alto nível de segurança e privacidade. Com o sistema “zero knowledge” (conhecimento zero), a SpiderOak garante que nenhum dos seus arquivos seja acessado de forma alguma por terceiros.
O grande senão é que você tem apenas 2 GB gratuitos, ou seja, não dá pra guardar quase nada. Além disso, este serviço é incompatível com Windows Phone e não tem muitas opções de planos pagos.

Qual devo escolher?

Como você pôde perceber, há muitos serviços de armazenamento em nuvem de boa qualidade e com muitos recursos úteis. Escolher apenas um não é fácil, afinal, cada um tem uma especialidade, sendo que alguns são especialmente voltados a determinados tipos de usuários (caso do iCloud que oferece ótimos benefícios para os usuários da plataforma da Apple).
O ADrive tem o plano gratuito mais robusto, servindo perfeitamente para você guardar uma enormidade de documentos, imagens, músicas e até mesmo vídeos (não é fácil lotar 50 GB com arquivos de backup, lembrando que esses serviços não servem para você guardar filmes digitais de alta definição ou arquivos muito grandes). Infelizmente, o ADrive peca em algumas funcionalidades.
O Dropbox é possivelmente o serviço gratuito mais equilibrado. Considerando todas as ações simples que você pode realizar para aumentar seu espaço (e acabar obtendo mais de 20 GB para armazenamento), a compatibilidade com quase todos os tipos de sistemas e o recurso de sincronização para captura de fotografias com smartphones, este pode ser o serviço mais indicado para quem quer praticidade.
O OneDrive é o serviço da galera. Tirando a incompatibilidade com o Linux (e BlackBerry que é usado por um público muito pequeno), o produto da Microsoft é ideal para quase todo mundo — sendo compatível até mesmo com o Xbox. A principal vantagem, contudo, é a integração com o Office, o que facilita muito a vida de quem trabalha com edição de documentos. Enviando alguns convites para seus amigos, você consegue expandir o espaço para 15 GB.
O Google Drive é um dos mais utilizados, sendo que ele já vem instalado nos Androids e nos Chromebooks. Ele também serve para edição de documentos online e upload automático de fotos capturadas nos celulares. O único problema mesmo é a incompatibilidade com Linux e WP. Vale lembrar que o serviço da Google é o mais compensador quando colocamos o dinheiro em jogo (são apenas 10 dólares por mês para ter 1 TB).
Tirando esses serviços, os demais são bem medianos, mas podem ter suas vantagens (e fica a seu critério eleger um favorito). De qualquer forma, como todos são gratuitos, você pode fazer uma conta em cada um e ter muito mais espaço para guardar seus arquivos — o único problema é se lembrar de onde que você guardou aquelas fotos da festa que ficaram ótimas...
Share on Google Plus

About Unknown

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Enviar um comentário