Saiba a diferença entre Windows,Mac OS e Linux

Windows, Apple, Linux
Os sistemas operacionais são os programas essenciais para o funcionamento de um PC: são as instruções que toda máquina necessita para funcionar. Por isso, na hora de escolher um PC novo, a escolha do sistema operacional é de vital importância.

Hoje em dia, há três tipos de sistema mais conhecidos, com algumas variações e outras opções menos usadas. Para facilitar o seu entendimento,  vamos abordar os mais comuns: Windows, da Microsoft; Mac OS, da Apple, e o Linux, que é essencialmente livre, e possui muitíssimas versões.

Windows

O sistema mais usado no mundo é o Windows XP, uma versão já um pouco antiga, mas a mais popular, e a que praticamente todo usuário de computador já usou alguma vez. Seu sucessor, chamado Windows Vista, foi uma versão quase que de transição para o penúltimo e o último lançamento, o Windows 7 e  Windows 8.
O Windows 8 é considerado um sistema robusto e potente, e que exige computadores de alta capacidade e também máquinas mais novas e caras. Por este motivo, muitos netbooks optam por versões de Windows mais leves, como o XP e até mesmo uma variante criada só para computadores de processamento limitado, o Windows CE.
As máquinas que rodam Windows têm a vantagem de serem compatíveis com a grande maioria dos programas comerciais e jogos, mas também possuem mais riscos de segurança, motivo pelo qual devem estar sempre sob a proteção de programas anti-vírus. 

Mac OS X

A principal diferença do Mac OS X é que ele só funciona em máquinas fabricadas pela Apple. Os Macs são feitos sob medida para o sistema operacional, assim não costumam ter problemas de configuração, compatibilidade com acessórios, etc. Entretanto, por isso, costumam ter uma precificação diferenciada.
O funcionamento do Mac OS X é bastante simples e intuitivo, feito para que os usuários consigam executar tarefas facilmente, sem erros nem travamentos. Também permite instalar e rodar um sistema Windows ou Linux, caso você precise rodar algum programa que não seja compatível com o Mac OS X.
Esta é, talvez, a grande desvantagem do sistema: nem todos os programas populares (incluindo muitos jogos) estão disponíveis para Mac OS X. Se você vai utilizar seu novo notebook para trabalhar, ou precisa usar algum programa específico, é bom verificar a compatibilidade, ou adotar um programa para emular, ou seja, simular o software pretendido no ambiente de outro sistema operacional.
Os Macs possuem muitos fãs, mas pelo preço dificilmente serão uma unanimidade no mercado. É bastante comum o uso entre designers, músicos e editores de vídeo.

Linux

O sistema operacional Linux foi criado por um programador chamado Linus Torvalds e depois adotado por uma imensa comunidade de programadores em todo o mundo. É essencialmente um sistema livre e gratuito, que permite que o usuário faça todo tipo de alteração que desejar no sistema. Há uma comunidade de milhares de programadores fazendo isso diariamente.

É um sistema gratuito que possui várias versões diferentes, algumas delas desenvolvidas por empresas que ganham dinheiro oferecendo suporte técnico e ajuda. Por isso, não existe um só tipo de Linux, mas milhares de versões. 

Antigamente, instalar e configurar uma das versões do Linux era complicado para pessoas sem conhecimentos avançados, mas hoje em dia, com distribuições como o Ubuntu, é relativamente tão fácil como instalar o Windows.
 

Comparamos as características dos principais sistemas operacionais de netbooks


Windows XP
Windows 7
Mac OS X
Linux
Interface
A mais conhecida pelos usuários, fácil de usar porque todo mundo já está acostumado.
Nova interface, mais bonita e fácil de usar.
Considerada a melhor interface, por causa da obcessão da Apple com design e usabilidade.
Depende da distribuição, há desde interfaces que imitam Windows até as sem interface gráfica.
Segurança
É o sistema mais sujeito a vírus e falhas, devido a sua popularidade. É praticamente obrigatório o uso de anti-vírus.
É bem mais seguro que as versões anteriores, e apresenta muito menos falhas.
Pouquíssimos vírus são conhecidos, e há poucas falhas de sistema.
Assim como o Mac OS X, é pouco conhecido e menos explorado por hackers, sendo considerado seguro.
Compatibilidade de software
Compatível com a maioria dos programas comerciais, exceto as versões novas, que já são feitas para Windows Vista ou 7.
É o sistema com mais programas compatíveis. Raramente você encontrará algo incompatível com Windows.
Possui muitíssimos programas compatíveis, inclusive o Office da Microsoft, mas às vezes terá que usar um emulador de Windows para rodar algum programa específico.
Muitos programas comerciais não são compatíveis com Linux, apesar de haver versões livres, inclusive para realizar funções como as do Adobe Photoshop.
Custo / Desempenho
Não é o sistema operacional mais rápido, mas pode funcionar em computadores mais antigos.
Se você precisa usar Windows e pode ter uma máquina topo de linha, é a escolha ideal.
São máquinas sempre mais caras, comparáveis aos topos de linha para Windows. O desempenho, no entanto, é considerado muito bom.
Apesar de não ter tanto suporte a novos hardwares, a flexibilidade e a capacidade de funcionar em qualquer computador fazem o Linux valer a pena.

Sobre sistemas que rodam em plataformas diferentes 

Em muitos artigos e tópicos de discussão na internet, podemos encontrar experimentações que afirmam ser possível rodar o Windows e o Linux em computadores da Apple, assim como fazer funcionar o Mac Os X em computadores que não sejam da marca. Tecnicamente é possível? Sim. Só que gostaríamos de lembrar que, no caso de troca de sistemas operacionais os fabricantes costumam ser bem criteriosos sobre a garantia. Uma dica? Siga sempre a configuração indicada pelo fabricante para ter seu produto garantido dentro do prazo.
Share on Google Plus

About Unknown

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Enviar um comentário