Saiba mais sobre o Windows 8



Com certeza todo mundo já ouviu falar do windows 8, o mais recente sistema da Microsoft, concorrente directa do MAC OS da Apple, muitos usam e poucos não acreditam que seria uma boa experiência atualizar o PC afim de usar o W8, no entanto decidimos trazer o presente [post], afim da explicar aos nossos internautas sobre o Windows 8. 

O Windows 8 é um sistema operativo / operacional da Microsoft para computadores pessoais, portáteis, netbooks e tablets. É o sucessor do Windows 7. Foi anunciado oficialmente por Steve Ballmer, diretor executivo da Microsoft (CEO), durante a conferência de pré-lançamento do sistema operacional. Segundo a empresa, este sistema operacional será um sistema para qualquer dispositivo, com uma interface totalmente nova, adaptada para dispositivos sensíveis ao toque.

1 - Interface Metro

Sem dúvida, a grande mudança no Windows 8 é a sua interface, baseada na Metro UI – a mesma utilizada para o desenvolvimento do Windows Phone 7. Graças a essa novidade, o sistema operacional da Microsoft ganhou uma forma de interação muito parecida com a que acontece as pastas de aplicativos do iOS (SO presente no iPhone).
Ao executar essa versão do Windows, o usuário se depara com uma nova tela chamada “Start”. Nela, todos os aplicativos ficam organizados em pequenas peças, apelidadas de “mosaicos”. Tal ambiente substitui o tradicional Menu Iniciar de edições anteriores do sistema. Sempre que um programa é instalado, um novo atalho é criado nessa seção.

2 - Internet Explorer 10

A web está cada vez mais dinâmica e interativa. Nesse sentido, a Microsoft procurou tornar o seu navegador mais imersivo, oferecendo uma experiência de navegação mais agradável para os internautas. O Internet Explorer 10 está bem diferente no Windows 8.
A barra de endereço foi deslocada para a parte inferior do browser, ela é oculta automaticamente e a quantidade de botões foi reduzida. Assim, o usuário ganha em amplitude de visualização, já que a tela é preenchida totalmente pelo site visitado.

3 - Gerenciador de Tarefas

O Gerenciador de Tarefas é outro recurso do sistema operacional que recebeu grandes alterações. No Windows 8, esse mecanismo conta com um método de cores para que as informações apresentadas sejam assimiladas com maior facilidade. Nesse contexto, quanto mais pesado é um processo, mais forte é a tonalidade da sua respectiva cor.
O novo Gerenciador de Tarefas possui uma série de gráficos para esclarecer a utilização dos componentes do PC – como memória RAM, processador, disco de armazenamento e conexão de rede.

4 - Painel de controle

Ao experimentar o Windows 8, é fácil perceber as drásticas mudanças no Painel de Controle. Focado especialmente para dispositivos com tela sensível ao toque, mas com total funcionalidade em computadores, esse recurso do sistema exibe tudo o que pode ser configurado em uma coluna na esquerda, e mais detalhes são exibidos à direita.
A partir de agora, as ações relacionadas à energia do PC (como desligá-lo ou reiniciá-lo) são mais rápidas e não afetam os arquivos abertos, proporcionando maior segurança às informações do usuário. No Painel de Controle, você pode acessar as seções de configuração de personalização do sistema, perfis de usuários, notificações, privacidade, pesquisa, compartilhamento de dados (histórico e aplicativos, por exemplo), acessibilidade, periféricos e sincronização (incluindo idioma do SO, temas, softwares e histórico de navegação).

5 - Interface Ribbon

Acompanhando todas as remodelações visuais mencionadas anteriormente, o Windows 8 também alterou a aparência das janelas do sistema. Agora, a interface delas segue o padrão “Ribbon”, o mesmo utilizado nos programas do pacote Microsoft Office. Por meio desse recurso, algumas ferramentas de visualização, edição e compartilhamento permanecem sempre disponíveis.
Os mecanismos exibidos são contextualizados de acordo com o tipo de arquivo ou pasta selecionada. Assim, por exemplo, se você clicar sobre uma imagem, o Windows Explorer disponibilizará recursos para rotação e edição da foto – o que não acontecerá caso um arquivo compacto seja selecionado.

6 - Menu Iniciar

O Menu Iniciar que conhecemos atualmente deixou de existir no Windows 8. No modo clássico do SO, o ícone ainda está presente, mas ao pressioná-lo o usuário é encaminhado para a tela “Start”. Nesse ambiente baseado na interface Metro, não há qualquer tipo de barra ou botão.
Todavia, posicionando o cursor do mouse no canto inferior esquerdo da tela por alguns segundos, é apresentado o relógio e um menu de atalhos. Entre as opções encontradas, estão links para configurações dos aplicativos abertos e, em primeiro plano, dispositivos conectados ao PC, métodos de busca e compartilhamento de screenshots.

7 - Windows Store

Um dos recursos mais esperado para o Windows 8 foi a Windows Store, loja online de aplicativos da marca. De acordo com pronunciamentos da empresa, todos os programas que forem disponibilizados passarão por uma rígida avaliação, o que deve prevenir a presença de arquivos infectados no serviço.
A loja conta com um atalho direto entre os mosaicos da interface Metro. Basta um clique sobre o ícone para que a tela inicial da Windows Store seja carregada. Como acontece na Android Market e na App Store, os softwares serão organizados por gêneros e preços. A descrição de cada aplicativo contará com screenshots e análises dos usuários.

8 - Restauração

Em relação à manutenção do sistema, o Windows 8 possui uma interessante novidade: diferentes formas de restauração. Caso ocorra algum problema que comprometa o funcionamento do SO, o usuário poderá restaurá-lo ao estado original com um reset convencional (no qual arquivos e documentos são mantidos intactos) ou completo (todo o conteúdo do sistema é retrocedido, como se fosse uma formatação).
Para as pessoas que adoram personalizar o computador, gastando horas com tal procedimento, a nova versão do Windows possibilita a criação de um disco especial que armazena todas as preferências das contas ativas no PC.

9 - Virtualização

O Windows 8 será lançado com o Hyper-V nativamente embutido aos seus recursos. Esse componente consiste em uma tecnologia para a virtualização de discos com maior eficiência. Utilizando essa ferramenta, é possível executar instâncias operacionais de diversas versões do sistema em completa harmonia.
Com esse aprimoramento, as imagens ISO podem ser rodadas como unidades separadas, evitando problemas de compatibilidade com o sistema e proporcionando mais estabilidade durante seu funcionamento.

10 - Barra de pesquisa [que mais me impressiona]

O sistema de buscas no Windows 8 também foi reformulado. Nessa versão do SO, sempre que o utilizador digitar uma palavra para pesquisar por aplicativos, arquivos ou documentos no PC, ele tem a sua disposição filtros para que possa refinar a procura e encontrar o conteúdo desejado com maior agilidade.

11 - Sincronização

Uma das coisas mais chatas ao trocar de computador é ter que configurar todas as preferências novamente. Essa atividade um tanto quanto incômoda deve ser amenizada na última edição do Windows. Isso porque ele conta com um mecanismo de sincronização de dados, o qual permitirá que temas, aplicativos, idioma, histórico de navegação e configurações de acessibilidade sejam transferidos para outras máquinas.

12 - USB 3.0

A compatibilidade do Windows 8 com a tecnologia USB 3.0 já era esperada pelos entusiastas e especialistas. Contudo, a confirmação e a demonstração desse suporte em funcionamento foram animadoras. Durante a apresentação do sistema pela Microsoft, um arquivo com 1 GB foi transferido ao mesmo tempo entre portas USB da segunda e terceira geração. O padrão mais recente teve um desempenho dez vezes mais rápido que seu antecessor.

13 - Acesso remoto

O acesso remoto do Windows sempre foi motivo de muitas críticas por parte dos profissionais de manutenção de computadores. Na versão mais recente do sistema operacional, esse recurso foi remodelado para que as comunicações acontecessem de maneira mais dinâmica e que as máquinas pudessem ser controladas com mais facilidade – incluindo a compatibilidade para dispositivos com telas touchscreen.

Segundo informativos da Microsoft, dependendo das configurações realizadas, será possível acessar a lista de processos em execução e uma infinidade de informações avançadas pelo acesso remoto nativo do sistema.

14 - Windows Live

Uma ótima notícia para quem é usuário do Windows Live Essentials: todos os aplicativos do serviço terão integração com o Windows 8. Conforme demonstrado pela empresa, com apenas alguns cliques, os usuários são capazes de cadastrar suas contas.
Assim, eles podem acessar calendários, caixa de entrada de emails e documentos alocados no Skydrive (sem precisar do acesso remoto) com pouquíssimos passos. É válido salientar que o sistema pode integrar-se nativamente com serviços e redes sociais, como o Twitter, o Facebook e o LinkedIn.

15 - Tela azul da morte


Quando a conhecida “tela azul da morte” aparece, muitos usuários sentem calafrios. A ideia de que o PC está com um sério problema é inevitável. Tentando amenizar esse sentimento, a Microsoft decidiu elaborar uma imagem mais simpática e uma mensagem mais inteligível. Até o presente momento, o aviso diz: “Seu PC teve um problema que não conseguiu solucionar e agora precisa ser reiniciado”.

16 - Teclado Virtual

Como o Windows 8 foi desenvolvido com grande enfoque em equipamentos portáteis com tela sensível ao toque, o Teclado Virtual teve que ser remodelado. O novo recurso de digitação oferece sugestões de autocompletar em uma posição agradável (na lateral direita do teclado), possibilitando que o utilizador não precise tirar as mãos do dispositivo para aproveitar o termo sugerido.

Além disso, o Teclado Virtual conta com um modo alternativo de utilização. Com as teclas dividas e dispostas nas laterais da tela, o usuário pode digitar apenas com os polegares.

17 - Gerenciador de transferências

Outro recurso que tem sua renovação rapidamente percebida pelo usuário é o Gerenciador de transferências (aquelas janelas que são exibidas quando você copia e cola um arquivo). No sistema operacional mais recente da Microsoft, todos os processos de realocação de conteúdo são reunidos em uma única caixa de diálogo.
Cada transferência tem suas informações monitoradas em tempo real, sendo que a velocidade de transferência e o tempo restante para término da ação são apresentados em forma de gráficos – facilitando o entendimento do usuário. Por meio de botões de fácil acesso, o utilizador pode parar, pausar ou retomar cada arquivo a ser copiado ou movido.
O que mais me chamou atenção é opção Pausar e Continuar, onde o usuário pausa a transferência, permitindo ainda que se remova a pendrive ou HD Externo e retomar a transferência quando inserir a pendrive.

Vale apenas...?

Os recursos postados não são todos que o SO da Microsoft tem, com o seu uso e a sua curiosidade poderá encontrar mais recursos e desfrutar de uma experiência moderna e ágil, pois só expermentando e fazendo mais pesquisas sobre o produto é o que possibilita saber a qualidade do produto que temo em mão.
Share on Google Plus

About Unknown

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Enviar um comentário